Este, sim! Deve ser considerado um desporto da Natureza. A "apanha da castanha" é um dos que tem mais praticantes aqui na nossa zona...
Na aldeia, ficam apenas os mais velhos, a quem a idade já não lhes permite tanto exercício, os restantes encontram-se espalhados pelos soutos que a rodeiam.
Todo o Santo dia "abaixo,acima" ou melhor, de "rabo pró ar", posição muito ingrata por sinal!
Os que consideram este, como um desporto amador, preservam a tradição e utilizam, ainda, o "ingaço" e a cestinha de verga... os profissionais: baldes, luvas, joelheiras e fazem-se acompanhar de máquinas, os assopradores e até, com engenhos que já apanham as castanhas.
Os sons da Natureza, as gargalhadas e as conversas de outrora são substituidos pelo barulho dos assopradores que levantam no ar, folhas e ouriços, deixando expostas as ditas castanhas.
No entanto, na tabela classificativa, os javalis ocupam um bom lugar...deixando só cascas por onde passam..."fazem bem a parte deles".
No final do dia e quando, finalmente, levantamos a cabeça, nada melhor do que nos deliciarmos com um lindo pôr-do-sol de Outono...Que é quando agrada mais a cor do dia, "ao despegar do trabalho!"
CASTANHAS! Só em "bilhós" ou assadas no forno a acompanhar um bom naco de lombo de porco!!
Olá tia,
ResponderEliminarneste fim de semana não pude participar fisicamente nesse desporto mas estive sempre presente em espirito. Pensei tanto em ajudar que até me estão a doer as costas.
bjñs