sábado, 6 de novembro de 2010

Desporto de Outono

Este, sim! Deve ser considerado um desporto da Natureza. A "apanha da castanha" é um dos que tem mais praticantes aqui na nossa zona...
Na aldeia, ficam apenas os mais velhos, a quem a idade já não lhes permite tanto exercício, os restantes encontram-se espalhados pelos soutos que a rodeiam.
Todo o Santo dia "abaixo,acima" ou melhor, de "rabo pró ar", posição muito ingrata por sinal!
Os que consideram este, como um desporto amador, preservam a tradição e utilizam, ainda, o "ingaço" e a cestinha de verga... os profissionais: baldes, luvas, joelheiras e fazem-se acompanhar de máquinas, os assopradores e até, com engenhos que já apanham as castanhas.
Os sons da Natureza, as gargalhadas e as conversas de outrora são substituidos pelo barulho dos assopradores que levantam no ar, folhas e ouriços, deixando expostas as ditas castanhas.
No entanto, na tabela classificativa, os javalis ocupam um bom lugar...deixando só cascas por onde passam..."fazem bem a parte deles".
No final do dia e quando, finalmente, levantamos a cabeça, nada melhor do que nos deliciarmos com um lindo pôr-do-sol de Outono...Que é quando agrada mais a cor do dia, "ao despegar do trabalho!"
CASTANHAS! Só em "bilhós" ou assadas no forno a acompanhar um bom naco de lombo de porco!!

1 comentário:

  1. Olá tia,

    neste fim de semana não pude participar fisicamente nesse desporto mas estive sempre presente em espirito. Pensei tanto em ajudar que até me estão a doer as costas.

    bjñs

    ResponderEliminar