Cozer pão é, quase, um ritual religioso. Elas rezam quando a massa vai levedar e quando metem o pão no forno.As orações não são bem iguais mas o sentido é o mesmo... Depois de amassar aconchega-se a massa entre lençóis e mantas para a manter quentinha e rezam, fazendo três cruzes com a mão:
- São João te faça bom pãoE São Mamede te levedeEm louvor de Deus e da Virgem MariaUm Pai Nosso e uma Ave MariaDiz a Maria do Rosário que aprendeu com a mãe, senhora que no seu tempo cozia grandes fornadas de pão pois a familia era numerosa... Mas a Manuela que é do concelho de Vinhais, casada em Gondesende, diz:
-
São João te faça bom pãoE Santa Marinha te traga a anjinhaEm louvor de Deus e da Virgem Maria
Um Pai Nosso e uma Ave Maria.Enquanto o pão leveda , acende-se o forno, que se mantem a arder durante um bom "pedaço".... Quando a "palameira" do forno já está branca,varre-se com um vassouro de "canileiro"e tiram-se as brasas que sobram. Com o pão já "levedo", "finge-se" fazendo da massa as "bôlas" que se metem ao forno. Com a pá fazem-se três cruzes na boca do forno, dizendo:
-
São João te faça bom pãoE São Vicente te acrescente
Cresça o pão no forno
E a Paz em casa do dono
E a Paz pelo Mundo todo
Com a graça de Deus e da Virgem Maria
Um Pai Nosso e uma Ave Maria. - Diz a Maria do Rosário.
A Manuela por sua vez,reza:
-
Cresça o pão no fornoO bem pelo Mundo todoE a Fortuna em casa de seu donoEm louvor de Deus e da Virgem MariaUm Pai Nosso e uma Ave Maria.
Mas por "pirraça", há alguém que diz:
São João te faça bom pãoE São Bento te acrescenteE tanto cresças tu como as "cachas" do meu cu...Em Gondesende não há casa que não tenha forno, havendo ainda muita gente que gosta de cozer pão. Quando, no Inverno, anda muita gente a cozer, paira no ar um cheirinho de "esteva a arder", que desde sempre está guardado na nossa memória.
- Ó mulher, onde vais tão ligeira?- Tou com pressa, trago o forno a arder...