domingo, 6 de setembro de 2009

O jantar de Javali na casa do povo


O termo de Gondesende sempre foi muito rico em caça. Os nossos avós, muitos deles caçadores, sempre encontraram muitos coelhos, lebres e perdizes, quer os procurassem nas touças de Maquieiros, quer no Sardoal, nas Barrondas, no Monte Escuro, ou mesmo nas touças de à Costa.

Os corsos sempre foram mais difíceis de encontrar e os javalis chegaram a estar praticamente extintos. Depois veio a doença dos coelhos, os fungicidas para calar o trigo de semeadura que matava as lebres e, por último, regressaram os javalis vindos das terras espanholas. Estes últimos são hoje abundantes e responsáveis por muitos estragos, quer nas culturas, quer nas criações de coelhos e perdizes.

Os caçadores são hoje menos e as caçadas são também menores. O povo está hoje mais sensibilizado para a protecção da caça. Os corsos e javalis já se avistam ao fim das tardes a pastar à Costa. Para controlar a população de javalis recorre-se às batidas onde o Albino tem sido um dos caçadores que representa a aldeia com grande proa.

Os javalis caçados que ficam na aldeia são depois cozinhados no pote à maneira de antigamente e comidos por todos aqueles que respondem ao convite. No passado fim de semana decorreu mais um convívio na casa do povo e além do apetitoso javali foi também agradável ver como todos conviveram. Desta vez o convite partiu do nosso presidente da junta e vieram também vizinhos de Portela e Oleiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário