quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A esmola dos Santos


No Domingo foi o dia dos "arremates" das esmolas para o São Sebastião e para o Menino Jesus. O São Sebastião é considerado o protector da "cria", as vacas, e das criações, isto é, das ovelhas, dos porcos e de todos os animais domésticos. Depois da missa foi realizada a procissão e a benção dos animais. Antigamente não havia uma única casa na aldeia que não tivesse vacas ou bois para trabalhar a terra. Hoje os tractores invadiram a aldeia e já existem poucas casas que ainda tenham "cria", aqueles que a têm já não a jongem para trabalhar.
A Anabela e a Celeste são as actuais mordomas e, por isso, no dia anterior andaram a pedir a esmola dos santos dando a volta ao povo. Como todas as casa têm já o fumeiro feito todos gostam de dar a prova das chouriças e dos salpicões.
Este ano a colheita foi farta e o David não teve mãos a medir para arrematar tanta coisa. Apareceu de tudo; vários chouriços, pés de porco, ovos, uvas, bolos e chocolates e até um coelho bem pesado. Nos arremates existem sempre autênticas disputas. Todos gostam de "mandar" naquilo que deram pois  querem levar para casa a sua esmola. Outros mandam para puxar pelo preço das chouriças dos outros  só pelo prazer de fazer o vizinho do lado dar uma boa esmola. Depois de muita luta a tia Margarida arrematou e levou para casa dois valentes salpicões, ficaram caros mas tinham um óptimo aspecto! E como se costuma dizer:
            "Quem mais dá mais amigo é do Santo."
.

1 comentário:

  1. Parabéns pelo blog!
    Aqui está uma boa forma de conhecermos as nossas raízes e as tradições do nosso povo. Passarei aqui mais vezes!

    Continuem!
    Abraço a todos os "gondesenses"

    Ana Rilo

    ResponderEliminar