sábado, 20 de fevereiro de 2010

Dia de Entrudo - a tradição da visita às marras

Nas manhãs do dia de Entrudo o sino toca "ao Povo" e as gentes da aldeia juntam-se para, em mais um ano, cumprir a tradição de ir visitar e limpar as "marras" ou alfas que delimitam o território de Gondesende.
Este ano a volta começou na Quinta do Pires e passou por Maquieiros terminando na Ponte de Castrelos. No grupo estavam os mais novos e aqueles que conhecem bem o termo e estão ainda capazes de uma boa caminhada. Os restantes, aqueles a quem as pernas já não ajudam, ficaram na casa do povo a fazer  um cozido com cascas e carne de porco (prato típico do Entrudo) que foi muito apreciado.
O grupo da volta ganhou bem o almoço pois apesar da aldeia ser pequena tem muito terreno baldio e um termo grande. As marras que desta vez foram limpas separam o terreno de Gondesende do das aldeias vizinhas que se encontram a poente e são: Frezulfe, Maças, Soeira e Castrelos. Algumas das "marras" separam também o concelho de Bragança do de Vinhais pois Frezulfe e Soeira já são do concelho de Vinhais.
Apesar de no Inverno a paisagem ser mais monótona e com pouca cor não deixa de ser um espéctaculo para a vista e a nossa aldeia vista de Maquieiros fica soberba. Passamos por matas de carvalhos que há já muito tempo só são visitadas por javalis e corsos devido ao dificil acesso por encostas muito ingremes.
Depois de muito caminhar e quando o cansaço e a fome já apertavam foi um alívio descer a ravina em direcção ao rio Baceiro que agora vai cheio e lindo como sempre. Nas suas margens vimos o moinho do Bonito, o de Castrelos e o do Caniço...chegando, finalmente à Ponte de Castrelos. Passeio bastante cansativo mas para repetir!
No próximo ano temos que ir limpar as marras do lado de Portela, Oleiros e Espinhosela. Vale a pena a caminhada quanto mais não seja pela paisagem...

1 comentário:

  1. Foi um dia muito bem passado!

    A caminhada foi óptima, e as paisagens encantadoras....

    ResponderEliminar