sexta-feira, 2 de abril de 2010

O Folar da Páscoa

Manda a tradição que na Páscoa se faça o folar para repartir com a família e os amigos. As galinhas já fizeram as posturas necessárias para recolher as dúzias de ovos que misturadas com a farinha de trigo, o azeite e a manteiga permitem fazer a massa do folar. Depois de amassar e por a massa ao quente para levedar é necessário partir as carnes.
As chouriças de carne são partidas às rodelas, enquanto o presunto e o  toucinho da barriga são partidos em pedaços. Este último serve para untar o folar e dar-lhe aquela textura cremosa que tanto apreciamos. Acende-se o forno da casa com as giestas que ficaram do último vassouro. Para cozer o folar o forno é aquecido com estevas verdes, recolhidas ontem com esse propósito. O cheiro que a resina da esteva liberta enquanto arde parece tornar o folar mais saboroso ao mesmo tempo que nos tráz à memória recordações de outros tempos.
A massa do folar já levedou e agora é necessário  colocá-la nas formas de chapa previamente untadas com manteiga ou a gordura de um pedaço de toucinho. A massa esticada e colocada na base da forma é agora coberta com os pedaços de carne e chouriça dispostos de forma aleatória.  Depois, põe-se mais uma camada de massa e, se a forma é alta, repete-se o processo até colocar a massa ao nível do bordo da forma.   
Agora a massa, já nas formas, vai repousar em ambiente aquecido, normalmente próximo da boca do forno, para unir as várias camadas entre si e estas com os pedaços de carne. Finalmente é enfornada no forno já rojo. A patroa não se vai embora sem dizer a oração e fazer as três cruzes com a pá na boca do forno.
"São João te faça pão e São Bento te acrescente..."
Agora é só esperar cerca de 1h 30 para poder saber se desta vez se acertou com o folar. As mulheres da aldeia gostam de comparar o seu folar com o das vizinhas e amigas e lembrar se desta vez ficou melhor ou pior que o do ano passado. Depois de provar o nosso vamos agora visitar os amigos para provar o deles.

A todos os votos de uma boa Páscoa e, se possível,  com um bom folar.

Sem comentários:

Enviar um comentário