O sucesso alcançado com as edições já realizadas prova o acerto desta iniciativa e incentiva a novas organizações.
A organização das festas religiosas tem contribuído para promover a união entre aldeias e manter viva a tradição dos desportos tradicionais: "jogo do fito" e "jogo dos paus". Este último já só se encontra nestas aldeias atrás da serra de Nogueira e corre sérios riscos de vir a perder-se se não for incentivado.
Também os jogos de cartas continuam muito populares e a garantir boas disputas, principalmente na sueca.
Contudo esta aldeia, ou mesmo a freguesia no seu todo, carece de uma iniciativa mobilizadora que agregue todo o povo (como se diz por estes lados), numa associação cujo lema principal seja o de recolher e manter as tradições desta região.
As tradições são muitas e ricas assim como a gastronomia e a sã camaradagem desta gente. As trutas, a caça e os enchidos são nestas paragens iguarias muito apreciadas, mas o folar da Páscoa os doces e os diversos petiscos e mesmo o pão caseiro contribuem para que aqueles que nos visitam nuca mais no esqueçam.
Se é verdade que muitos estão ainda com saúde para ajudar a conviver com um bom guizado de javali também não é menos certo que muitos, que povoam ainda as nossas memórias, já não se encontram entre nós.
A esses será prestada homenagem com a criação de um acervo histórico contendo fotografias e documentos
Com esta iniciativa lembraremos aqueles que contribuiram para a história da nossa aldeia mas, acima de tudo, permitiremos que os seus feitos e diabruras passem para as gerações vindouras.
Sem comentários:
Enviar um comentário