terça-feira, 8 de setembro de 2009

Os doces da Ana

O Outono está a chegar.
Está na altura de apanhar a fruta que se deve guardar sobre a palha para se conservar durante mais tempo e suportar o frio do longo Inverno.
"Não se pode perder nada...", por isso vamos aproveitar e fazer os tão saborosos doces com a fruta da época... Que sabem tão bem com o nosso pão caseiro.

DOCE DE AMORAS SILVESTRES
- 1 kg de amoras silvestres, 300 g de açúcar, 1 pau de canela e 1 limão.
Lave muito bem as amoras. De seguida, coloque numa panela as amoras junto com o açúcar, o pau de canela e o sumo do limão; leve a lume brando. Vá mexendo para não queimar até ficar o açúcar derretido. De seguida, triturar com a varinha mágica e passar por um coador para tirar as sementes das amoras. Leve de novo ao lume até obter um aspecto consistente tipo mel. Deite o doce em frascos que deve fechar sem este ter arrefecido.

DOCE DE MELÃO
- 1 Kg de melão, 300 g de açúcar e 1 laranja
Descasque o melão retirando apenas a parte exterior verde e dura e as pevides.Corte a polpa em cubos pequenos e junte 1/3 do peso em açúcar.Deite a mistura num tacho sobre lume brando.Logo que comece a ferver vá retirando a espuma, com a ajuda de uma escumadeira.Mexa para evitar que se pegue, mas faça-o com cuidado para não esmagar os cubos de melão.O doce está pronto quando o melão se torna translúcido e amarelo -pálido.Junte a casca da laranja partida em tirinhas muito finas, o sumo da laranja e mexa com precaução. Deixe ferver 15 minutos mais.Deite o doce em frascos e feche.
* Bom para aproveitar melões poucos perfumados.

DOCE DE PÊRA E MARMELO
- Peras, marmelos e açúcar
Descasque a fruta tirando os caroços e as pevides, partir aos cubos pequenos e utilizar mais peras do que marmelos. Pese e junte 1/3 do peso em açúcar.
Colocar a fruta e o açúcar num tacho que deve ir a lume brando. Mexa, algumas vezes para evitar que se pegue mas faça-o com cuidado para não esmagar os cubos da fruta. Deite o doce em frascos que deve fechar sem este ter arrefecido.
.

1 comentário: