terça-feira, 20 de outubro de 2009

Jantar dos "Encheablusa"

No nordeste transmontano aplica-se a velha máxima de "...quem não é para comer não é para trabalhar..." . Por isso, à grande disponibilidade e entrega ao trabalho desta gente  junta-se o gosto pelas patuscadas e comezainas. Hà cinco anos atrás, depois de muitas jantaradas passadas, nasceu a associação do "Encheablusa". Fundada por um grupo de amigos da boa mesa, de preferência bem regada e em boa companhia, de que se destaca o saudoso sócio honorário, Nuno Rodrigues.
Com o lema "comer como um abade" todos os anos, pela altura das castanhas, se realiza um jantar que reúne toda a  aldeia e os amigos que fazem questão de não faltar ao convivio. Para o repasto é seleccionado um restaurante nas redondezas que cumpra com os requisitos de qualidade e quantidade exigidos pela associação. Uma boa "pinga" é também uma exigência obrigatória.

O convivio deste ano começou durante a tarde com uma homenagem sentida a uma das sócias e ao  fundador da associação, já falecidos. Em sua alma foi celebrada  uma missa na igreja da nossa aldeia. Assim recordamos a amiga Julieta que apesar de estar longe não faltava a este convivio e o Nuno,amigo leal, trabalhador e bom garfo. Eles serão sempre lembrados com saudade.
À noite toda a gente se reuniu num restaurante perto de Bragança onde se comeu muito e bem, e se bebeu ainda melhor...A vitela assada na brasa, preferência da maioria, e uma boa bacalhauzada foram acompanhadas com apetitosas entradas, feitas com  produtos da região, terminando com as saborosas sobremessas.

Claro que o importante não é a refeição em si (dizem alguns!..) mas o convivio salutar entre todos e, principalmente, o descanso e homenagem prestados às mulheres da aldeia. Neste dia elas são poupadas aos trabalhos domésticos e tratadas com verdadeiras rainhas...

Apesar da aldeia ter pouca gente (mas boa, acrescentariam outros! ), está sempre disponível para jantaradas e festas  que, por vezes, se estendem às aldeias da freguesia. Muitos são aqueles que se associam a estas jornadas gastronómicas pelo que Gondesende, sendo uma aldeia pequena, serve de modelo às aldeias vizinhas onde a união não é tão evidente.





O convivio deste ano correu muito bem e no final todos pareciam satisfeitos. Para o ano, se Deus quiser, lá estaremos para marcar presença em mais um "Encheablusa"...  Até lá estão já agendadas algumas sessões de treino a realizar na casa do povo de Gondesende, a bem do convivio e da tradição.

Sem comentários:

Enviar um comentário