domingo, 10 de janeiro de 2010

O Fumeiro


Finalmente, o fumeiro está feito. As mulheres da casa passaram os últimos dias na cozinha de volta dos potes, das caldeiras, das carnes, das adobas e das tripas...Terminada a árdua tarefa dos chouriços é tempo de fazer o "alboroque". Agora já estão nas varas ao fumo e o pote ao lume com o guizado dos ossinhos da adoba aos quais se junta os miolos do porco. Um petisco típico da nossa terra; noutras aldeias estes ossinhos servem para fazer o botelo para mais tarde comer com as cascas.
Em Gondesende temos uma grande variedade de chouriços de diferentes qualidades e sabores: as chouriças de sangue que podem ainda ser doces ou feitas com mel, os azedos ou chouriços de pão (o maior é o palaio), saborosos cozidos e tostados no forno a acompanhar uns bons grelos (com esta massa também se podem fazer os doces com mel, nozes e canela, e os "larotos"), as chouriças de carne e as de "boche" (feitas com a carne da cabeça e os boches do porco que se comem no cozido), os salpicões que podem também ser feitos juntando a língua com o lombo (estes são bons cozidos!) e por fim, as tão afamadas alheiras.
O fumeiro já esteve ontem nas varas a decorrer na adega e hoje foi finalmente colocado na lareira. Durante os próximos dias irá ainda libertar alguns pingos enquanto o fumo, o calor e frio  não os secarem.
Queira Deus que nos próximos dias não haja nevoeiro ou muita húmidade pois isso pode estragar todo o trabalho. Um tempo seco e geadeiro é o que se precisa. Depois do fumeiro seco guarda-se na adega para comer durante o resto do ano. Actualmente já se pode também recorrer à arca para ajudar na conservação.

Nesta altura do ano o fumeiro concentra a atenção de todos, não só pelo trabalho que acarreta mas também pela riqueza que representa, por isso, na altura dos Reis (reizinho também é nome de chouriça pequena), se canta:
Quem lhe vem cantar os Reis,
Pela buraca da porta,
Dê-nos uma chouricinha
Que já tem a porca morta.

ou, quando não abrem a porta:
 Aqui caga o Rei
Aqui caga o Papa
Se não nos dão os Reis,
Fazemos aqui a caca...

Sem comentários:

Enviar um comentário