domingo, 4 de abril de 2010

O dia de Páscoa em Gondesende


Hoje é dia de Páscoa. O sino da igreja começou a tocar à meia-noite. Por cá acredita-se que o primeiro a tocar o sino no dia de Páscoa será aquele que aprenderá mais ninhos durante a Primavera.  Após o nascer do dia o sino tem tocado sem descanço com toda a rapaziada a procurar mostrar aquilo que vale. Só os mais valentes conseguem fazer com que o sino grande dê voltas completas em torno do eixo, diz-se que os mais fortes conseguem que o sino dê uma volta sem tocar!...
Também nas aldeias vizinhas se ouvem tocar os sinos; Castrelos, Conlelas, Portela, Oleiros, Espinhosela e, por vezes, até de Terroso. São estas as aldeias próximas de onde se podem ouvir os toques dos sinos. Como manda a tradição hoje é o dia de visitar os padrinhos para lhe pedir a benção e receber uma prenda, normalmente um lenço ou um par de peúgas.
Também hoje se diz que se deve estrear uma, ou duas, peças de roupa para evitar problemas com os intestinos.  Depois chega a hora do almoço em familia. Nas mesas da aldeia não faltam o folar, os económicos e as súplicas assim como os assados e as sobremesas. 
À tarde é a visita do compasso, ou benção das casa, a todos que assim o desejarem.  Na frente a campainha anuncia a chegada da cruz e do sr. padre que vai benzendo, uma a uma, todas as casas. O sacristão leva a cruz, mais dois para transportar as lanternas, e há ainda o que leva a caldeirinha da água benta e o homem que recolhe os donativos dos paroquianos.  Se a benção das casas for cedo e o dia continuar agradável como está hoje ainda se podem visitar os amigos e os vizinhos para provar o folar.
.

1 comentário:

  1. Meu avô, Prophyrio Augusto Rodrigues, nasceu na Freguesia de Gondesende, no dia 03 de dezembro de 1886. Um dia irei visitar a terra de meus antepassados.

    ResponderEliminar