sábado, 7 de abril de 2012

O CORPO DE DEUS, festa principal da aldeia de Gondesende


"Corpo de Deus" ou Corpus Christi é uma solenidade cristã que começou a ser celebrada em 1246, na cidade de Liège, actual Bélgica. Esta celebração foi alargada à Igreja latina através da bula "Transiturus" do Papa Urbano IV que a dotou de missa e ofício próprios. Provavelmente, nos finais do século XIII chegou a Portugal e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus, embora o mistério e a festa da Eucaristia seja o Corpo de Cristo. Esta exultação popular à Eucaristia é manifestada no 60° dia após a Páscoa e, forçosamente, a uma Quinta-feira, fazendo assim a união íntima com a Última Ceia de Quinta-feira Santa. Trata-se de uma celebração que é realizada em múltiplos locais de norte a sul do país.
Esta é também a princial festividade da aldeia de Gondesende que a celebra invariavelmente numa quinta-feira, como é da tradição.  As famílias reunem-se para esta festa que inclui, normalmente, uma missa e procissão na parte liturgica, e jogos tradicionais como: a sueca, o fito e os paus, na sua parte lúdica pagã. Como de costume compete aos mordomos angariar as receitas e organizar as festividades. Para que tudo corra pelo melhor é necessário muito trabalho mas também muita imaginação, na procura de novos meios de financiamento. Como sempre, neste povo amigo e solidário, reunem-se esforços para fazer renascer o artesanato ancestral e construir as rendas, os paninhos, as cestas, as compotas e tudo aquilo que pode ser vendido aos amigos e visitantes.
Os preparativos para a festa deste ano, que se realizará a 7 de junho, já começaram com a realização de algumas reuniões para fazer rendas e paninhos. A coleção começa a crescer pois aos que foram feitos foram já acrescentadas algumas ofertas de amigas, tais como:
- Cremilde Pires, Mariana de Jesus, Luísa Sá, Hermínia Leónida, Lúzia (da tia Cremilde, que Deus tenha), e a tia Margarida, Ana Maria, Dona Anália de Leiria ... isto por agora, pois muitas outras contribuições virão, concerteza. Este ano dicidimos mostrar aqui algumas das peças que já nos chegaram para que todos as possam apreciar. Para isso basta que cliquem no link sobre o artesanato. A venda será na casa do povo mas também aceitamos pedidos de envio, desde que paguem os portes de correio. Os donativos e contribuições poderão ser entregues aos mordomos ou enviados pelo correio para Casa do Povo de Gondesende, Comissão de Festas, 5300-561 Bragança.
"...quem mais dá mais amigo é do Santo...", como dizia a minha avó Imperatriz que Deus haja.

1 comentário: