quinta-feira, 5 de abril de 2012

Páscoa em Gondesende - 2012















A dia de Páscoa tem um profundo simbolismo na religião cristã e é tradicionalmente celebrado na freguesia de Gondesende. A missa de Páscoa, numa das 3 aldeias da Freguesia, Portela, Oleiro ou Gondesende, é normalmente seguida da visita do compasso às casas das aldeias. Ainda que não sendo obrigatório, praticamente todas as familias abrem a porta de sua casa para receber a visita pascal.
A nossa igreja matriz possui algumas imagens de santos relacionadas com a paixão e morte de Cristo, isto é, alusivas a esta quadra. Um especial destaque é devido à imagem do Divino Senhor pela sua rara beleza e perfeição.
Este ano o inverno tem sido pouco rigoroso e seco e o rio Baceiro, apesar de estarmos em Abril, continua com pouca água. Com a temperatura a subir apereceram as flores nos cerdeiros e os rebentos começaram a surgir nas parreiras. Mas os útimos dias têm sido frios e até apareceram alguns "farrapinhos de neve", a continuar assim este será um ano de fraca colheita. Todos esperamos que esta instabilidade seja associada ao luto que se celebra nesta quadra e que o domingo de Páscoa nos devolva a chuva e o inicio da primavera. Só desta forma a agricultura poderá recompensar aqueles que a ela dedicam muito tempo da sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário