sábado, 7 de abril de 2012

O CORPO DE DEUS, festa principal da aldeia de Gondesende


"Corpo de Deus" ou Corpus Christi é uma solenidade cristã que começou a ser celebrada em 1246, na cidade de Liège, actual Bélgica. Esta celebração foi alargada à Igreja latina através da bula "Transiturus" do Papa Urbano IV que a dotou de missa e ofício próprios. Provavelmente, nos finais do século XIII chegou a Portugal e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus, embora o mistério e a festa da Eucaristia seja o Corpo de Cristo. Esta exultação popular à Eucaristia é manifestada no 60° dia após a Páscoa e, forçosamente, a uma Quinta-feira, fazendo assim a união íntima com a Última Ceia de Quinta-feira Santa. Trata-se de uma celebração que é realizada em múltiplos locais de norte a sul do país.
Esta é também a princial festividade da aldeia de Gondesende que a celebra invariavelmente numa quinta-feira, como é da tradição.  As famílias reunem-se para esta festa que inclui, normalmente, uma missa e procissão na parte liturgica, e jogos tradicionais como: a sueca, o fito e os paus, na sua parte lúdica pagã. Como de costume compete aos mordomos angariar as receitas e organizar as festividades. Para que tudo corra pelo melhor é necessário muito trabalho mas também muita imaginação, na procura de novos meios de financiamento. Como sempre, neste povo amigo e solidário, reunem-se esforços para fazer renascer o artesanato ancestral e construir as rendas, os paninhos, as cestas, as compotas e tudo aquilo que pode ser vendido aos amigos e visitantes.
Os preparativos para a festa deste ano, que se realizará a 7 de junho, já começaram com a realização de algumas reuniões para fazer rendas e paninhos. A coleção começa a crescer pois aos que foram feitos foram já acrescentadas algumas ofertas de amigas, tais como:
- Cremilde Pires, Mariana de Jesus, Luísa Sá, Hermínia Leónida, Lúzia (da tia Cremilde, que Deus tenha), e a tia Margarida, Ana Maria, Dona Anália de Leiria ... isto por agora, pois muitas outras contribuições virão, concerteza. Este ano dicidimos mostrar aqui algumas das peças que já nos chegaram para que todos as possam apreciar. Para isso basta que cliquem no link sobre o artesanato. A venda será na casa do povo mas também aceitamos pedidos de envio, desde que paguem os portes de correio. Os donativos e contribuições poderão ser entregues aos mordomos ou enviados pelo correio para Casa do Povo de Gondesende, Comissão de Festas, 5300-561 Bragança.
"...quem mais dá mais amigo é do Santo...", como dizia a minha avó Imperatriz que Deus haja.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Já temos o folar para a Páscoa deste ano

Hoje todos madrugaram pois foi o dia do folar. As dúzias de ovos que já estavam destinadas ao folar foram partidas, com o cuidado de separar qualquer ovo menos bom, e batidas. Depois a farinha de trigo foi amassada com o fermento, os ovos e a manteiga até ficar na consistência certa. A massa foi depois colocada num cesto de verga, embrulhada num lençol de linho e vários cobertores e colocada perto da lareira para levedar. O calor do lume ajuda a massa, já um pouco morna por ser amassada com a manteiga ligeiramente aquecida, a levedar mais depressa.
Com a massa já leveda foi necessário fingir e colocar a massa nas formas, por camadas como é tradição, intercaladas com as carnes, toucinho, presunto, chouriça de carne e salpicão. Mas para isso alguém teve que cortar as carnes na dimensão certa, nem demasiado fina, nem demasiado grossa, pois o folar é muito mais saboroso com a gordura das carnes. Também foi necessário untar bem as formas para que o folar não se agarre durante a cozedura.
As estevas e giestas trazidas ontem da touça dá costa foram utilizadas para rojar o forno. O cheiro resinoso da esteva a arder tráz logo à boca o sabor do pão acabado de cozer. Com a massa nas formas untadas foram colocados pedaços de papel no cimo da massa, presos com pauzinhos, para que o calor do forno não queime muito a côdea do folar.
Também sobrou massa para ums bolas para os mais novos e até foi possível deixá-los fazer algumas experiências como aprendizes de padeiro.
Ao fim de duas horas, já o aroma do pão acabado de fazer, invadia todas as divisões da casa. Depois foi só desenformar  e saborear o novo folar. O pão está macio e saboroso, talvez um pouco claro, mas agora os ovos são de aviário e com as gemas mais claras. Claro que fomos todos provar o folar,ainda quente, mas sem tocar na carne pois hoje é sexta-feira santa e dia de abstinência, "...nas condições que todos conhecem...", diria o saudoso padre João de Espinhosela.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Páscoa em Gondesende - 2012















A dia de Páscoa tem um profundo simbolismo na religião cristã e é tradicionalmente celebrado na freguesia de Gondesende. A missa de Páscoa, numa das 3 aldeias da Freguesia, Portela, Oleiro ou Gondesende, é normalmente seguida da visita do compasso às casas das aldeias. Ainda que não sendo obrigatório, praticamente todas as familias abrem a porta de sua casa para receber a visita pascal.
A nossa igreja matriz possui algumas imagens de santos relacionadas com a paixão e morte de Cristo, isto é, alusivas a esta quadra. Um especial destaque é devido à imagem do Divino Senhor pela sua rara beleza e perfeição.
Este ano o inverno tem sido pouco rigoroso e seco e o rio Baceiro, apesar de estarmos em Abril, continua com pouca água. Com a temperatura a subir apereceram as flores nos cerdeiros e os rebentos começaram a surgir nas parreiras. Mas os útimos dias têm sido frios e até apareceram alguns "farrapinhos de neve", a continuar assim este será um ano de fraca colheita. Todos esperamos que esta instabilidade seja associada ao luto que se celebra nesta quadra e que o domingo de Páscoa nos devolva a chuva e o inicio da primavera. Só desta forma a agricultura poderá recompensar aqueles que a ela dedicam muito tempo da sua vida.